A História da Minha Terra

Os Celtas, os Visigodos, os Bárbaros, os Lusitanos, os Romanos, os Árabes, tantos e tantos povos que encheram de história esta pequena grande terra.
Quando a Ribeira de Santarém um dia for 'Amada' então os seus filhos e admiradores descobrirão que a História de Portugal é muito rica.
Esta a terra onde nasci, Princesa abandonada junto do rio que tanto lhe deu e tanto lhe tira.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Santarém e Alfange

Assente no magnífico afloramento rochoso de onde ainda hoje, domina o plaino ribatejano, Santarém, era, no séc XII, um espinho cravado no coração da Belatha (Nome dado pelos árabes a toda a região abrangida pelos castelos de Santarém, Lisboa e Sintra).
Do seu promontório partiam as incursões mouras a punir a reconquista cristã, as suas características de praça forte natural faziam dela o carrasco do noroeste peninsular.
Muralhada desde sempre, a visão e destemor do seu Kahid Abu Zacarias (Califa de Santarém) dotaram-na de um conjunto soberbo de defesas que, partindo do aproveitamento e ampliação do sistema Godo pré-existente, não só trancava as suas portas (Fluviais e Terrestres) como desencorajava qualquer presunção de ataque.
Assim não entendia, porém, Afonso Henriques para quem este "Paraíso Deleitoso", pela Nobreza e Abastança de seu assento, era fundamental ao seu plano de expansão, além de miradouro estratégico, e de celeiro farto, Santarém era a porta para tomar Lisboa.

Se gosta de História e quer ler mais sobre a conquista de Santarém aos árabes por Afonso Henriques
clique neste link:  A Tomada de Santarém

Banda Desenhada de Pedro Massano do seu álbum: A Conquista de Lisboa 

Sem comentários:

Enviar um comentário