A História da Minha Terra

Os Celtas, os Visigodos, os Bárbaros, os Lusitanos, os Romanos, os Árabes, tantos e tantos povos que encheram de história esta pequena grande terra.
Quando a Ribeira de Santarém um dia for 'Amada' então os seus filhos e admiradores descobrirão que a História de Portugal é muito rica.
Esta a terra onde nasci, Princesa abandonada junto do rio que tanto lhe deu e tanto lhe tira.

segunda-feira, 7 de março de 2011

RIBEIRA DE SANTARÉM - Gravura dos inicios do século XIX

A cidade de Santarém (a antiga Scálabis romana) domina a imensa campina ribatejana, o antigo território de Belatha ou Balata*, desde sempre referida e louvada pelos cronistas. O sistema de cultivo destes terrenos, ciclicamente inundados pelo rio, foi comparado por al-Himyari**, ao que se praticava no Nilo.
A zona áulica da cidade está implatada sobre uma plataforma natural, situada cem metros acima do rio Tejo, que corre a seus pés. A cidade em si é ainda mal conhecida no que se refere ao período islâmico. Al-Idrisi***, para além de referir as vantagens defensivas do seu posicionamento, afirmava que a cidade não tinha muralhas, referindo-se naturalmente à Ribeira que seria nessa altura o casco urbano mais importante.
Importância que se manteve até à chegada do Caminho-de-Ferro, que corta ao meio a Ribeira de Santarém.
Alexandre Herculano, que visitava com frequência a Ribeira onde tinha um amigo comerciante que tomava conta da sua quinta em Vale-de-Lobos, sempre que o escritor se deslocava a Lisboa por vários dias, dizia:
-"Ribeira é vida, movimento, agitação; Santarém é estagnação".

*Belatha ou Balata - Nome atribuído aos terrenos que iam de Santarém até Lisboa (Lezíria Ribatejana) que eram ciclicamente inundados pelo rio Tejo e devido a isso, muito férteis. Abrangidos pelos Castelos de Santarém, Lisboa e Sintra.

**al-Himyari - Geógrafo e Historiador árabe que viveu no séc.XV

***Al-Idrisi

Fontes:  'O Legado Islâmico em Portugal', de Cláudio Torres e Santiago Macias - Círculo de Leitores
             'Herculano em Vale de Lobos', de Cândido Beirante - Junta Distrital de Santarém
             'Wikipédia' e 'Google'

Sem comentários:

Enviar um comentário